sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Submerso no cotidiano

Que dia vence o boleto da moto? Passos largos. O aniversário da tia Marta é no sábado. Ou será no domingo? Ela nasceu no dia de Santo... Acho que vence hoje. Multa, cacete! Pago amanhã e já aproveito para comprar uma lembrancinha para ela; chegar de mãos abanando não é lá muito chique. Passos largos. Falta de chiqueza é ela não ver o sobrinho há tanto tempo! Passos largos. Alô, sim sou eu. Não, não quero outra assinatura de jornal, minha senhora. Vence só no final do ano. Aliás, quero cancelar. Agora tudo que é noticia eu vejo pelo computador. É, c-a-n-c-e-l-a-r! Não, não sei o número do meu CPF de cabeça. Alô!Alô! Passos largos.
- Boa tarde, seu Tobias.- Tarde, menino. Será que chove essa noite?Devo ter cara de meteolo... Metero... De homem do tempo para esse velho! Amanhã preciso acabar aquele projeto de qualquer jeito; o Almeida já está no meu pé. Se perco esse emprego! Passos largos. Que merda de time, esse meu! Perder em casa, ainda com gol contra. Agora ficou quase impossível alcançar o líder. Passos largos.
- Boa tarde, moça. Quanto é o... Deixa eu ver aqui... Easy Plus Test?- Vinte e dois e cinqüenta.
- À vista?- Consigo chegar a vinte e um.- Fazer o quê! E como funciona?
- Pede para ela mergulhar a fitinha no primeiro xixi do dia. - Que cor não pode ficar, se é que você me entende?!
- Torce para não avermelhar. - Vê também um Lexotan e... Qual desses dois é melhor?
- Este é o que o ator da novela das oito usa, sabe aquele bonitão? E que rosto lisinho ele tem, hein!
- Xiii... Vou levar o de lá.
- Não quer aproveitar para levar duas escovas com limpador lingual pelo preço de uma?- Obrigado.
- Seu troco. Tenha uma ótima tarde.A cara dela não dizia o mesmo que a boca. Preciso fazer a barba! Passos largos. Para que serve a barba? Para proteger a cara? Para esconder a cara? Serve para ser feita, para quê mais? Doze e oitenta mais quatro e sessenta. O dinheiro vai dar. Sem essa camisa não tem como ir ao casamento do Bento. Passos largos. Se bem que não seria nada mal se eu não pudesse ir. Aquela ladainha de sempre...
- Desculpa meu jovem, já encerramos o expediente.
- O dinheiro já está trocado, senhor. Até escolhi a camisa passando por aqui ontem. É aquela ali da ponta, de manga longa.
- Não tem jeito.A Rose me mata. E eu iria para o céu? Passos largos. Acho que não. Não estou no mesmo patamar dos Santos ou do Papa. Mas não posso ir para o mesmo lugar que um assassino ou político. De certo foi para evitar esse tipo de dor de cabeça que Deus inventou o purgatório. Passos largos. Puta merda! Não mandei o e-mail de confirmação. Chegando em casa tenho que ligar para Sônia, sem falta. Passos largos.
- Tem uma caneta, senhora?
Anotar! Se eu não esquecer de fazer isso já é um avanço. Ainda hoje: enviar
e-mail, passar no Marcelo para pegar emprestada a camisa amarela. Amanhã: comprar frutas, leite e....
- Alô! Oi amor. Em quinze minutos chego aí. Comprei sim. Como assim demorando? Um monte de coisa para fazer, Rose. Tchau! O que era para comprar, mesmo? Leite e... Deixa para lá. Passos largos.
- Desculpa! Não vi o senhor agachado aí!
Ele sorriu para mim. O catador de papelão sorriu olhando nos meus olhos. Passos curtos...

Nenhum comentário: